sexta-feira, 18 de abril de 2008

Texto I - Dicionário

A cada uma das palavras listadas em um dicionário ou enciclopédia chamamos de verbete.

Uma mesma palavra pode ter vários sentidos, que também podem ser chamados de significados, definições ou acepções. A este fenômeno dá-se o nome de polissemia. Para ficar bem claro. O que é polissemia? Do grego, poli = vários e semia = significado. Portanto, polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vários significados. Pode parecer simples, mas esta noção é fundamental para a boa interpretação de textos.

Ao procurar entender um termo específico em um texto, buscamos, através do contexto, descobrir o sentido em que essa palavra está empregada. O termo contexto tem muitas definições, algumas, inclusive que originaram importantes estudos teóricos em vários campos do conhecimento, mas, em linhas gerais, podemos considerar que contexto é a relação entre o texto (ou uma palavra, ou um evento, ou um fenômeno etc.) e a situação em que ele ocorre. Podemos expandir a idéia de situação para cenário ou aquilo que está em volta ou por trás ou ainda que ocorre simultaneamente e tem relação direta com o elemento que estamos analisando.

Uma boa maneira de ampliar o vocabulário é consultar o dicionário toda vez que se deparar com uma palavra desconhecida. Quanto mais vocábulos soubermos, melhores leitores nos tornaremos e melhor dominaremos a língua.

Tomemos um exemplo.

Violência

Acepções
■ substantivo feminino
1 qualidade do que é violento
Ex.: a v. da guerra
2 ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força
Ex.:
3 exercício injusto ou discricionário, ger. ilegal, de força ou de poder
Ex.: v. de um golpe de Estado
3.1 cerceamento da justiça e do direito; coação, opressão, tirania
Ex.: viver num regime de v.
4 força súbita que se faz sentir com intensidade; fúria, veemência
Ex.:
5 dano causado por uma distorção ou alteração não autorizada
Ex.: v. da censura pouco esclarecida
6 o gênio irascível de quem se encoleriza facilmente, e o demonstra com palavras e/ou ações
Ex.: temia a v. com que o avô recebia tais notícias
7 Rubrica: termo jurídico.
constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coação

Etimologia(*)
lat. violentìa,ae 'violência, impetuosidade (do vento), ardor (do sol); arrebatamento, caráter violento; ferocidade, sanha; rigor, severidade', der. de violéntus,a,um 'impetuoso, furioso, arrebatado'; ver 1viol-; f.hist. sXV violemçia, sXV vyolencia

Sinônimos(**)
ver sinonímia de fúria

Antônimos(***)
brandura, doçura; ver tb. antonímia de fúria

Fonte: Dicionário Houaiss da língua portuguesa

(*) Etimologia é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem.

(**) Sinônimo é o nome que se dá à palavra que tenha significado idêntico ou muito semelhante à outra. Exemplos: carro e automóvel, cão e cachorro.

(***) Antônimo é o nome que se dá à palavra que tenha significado contrário (também oposto ou inverso) à outra. Exemplos: quente e frio, bem e mal, bom e mau.

Um comentário:

paulo zambroza disse...

Parabéns pelo seu trabalho! Muito interessante seu blog!

Estou atuando em um programa de marketing de incentivo do cartão pre-pago visa internacional e busco pessoas ligadas a educação para apresentar o cartão de credito visa internacional renda estudante/universitario pre-pago e assim trabalharmos juntos através de uma parceria!! Seu blog pode ser um dos nossos parceiros.

Caso tenha interesse me procure ou acesse http://www.powerbonus.com.br/lider-319 ou www.neegociocerto.webs.com

abraços