segunda-feira, 30 de julho de 2007

Barroco: contexto histórico


- o Renascimento recusa os valores religiosos e artísticos da Idade Média;
- o Barroco tenta inutilmente conciliar a visão medieval da vida e da arte com a visão renascentista.
  • Dilemas de um homem que perdeu sua confiança ilimitada na razão e na harmonia
  • Volta a uma intensa religiosidade medieval
  • Eliminação dos conceitos renascentistas de vida e arte
  • Contradições
  • Contra-Reforma
  • Arte eclesiástica, que deseja propagar a fé católica.
  • A Igreja legitima o "direito divino dos reis", isto é, o absolutismo despótico nos impérios católicos.

Em nenhuma outra época se produz tamanha quantidade de igrejas e capelas, estátuas de santos e documentos sepulcrais.


  • As obras de arte devem falar aos fiéis com a maior eficácia possível, mas em momento algum descer até eles.
  • Daí o caráter solene da arte barroca.
  • Arte que tem de convencer, conquistar, impor admiração.

Período colonial

  • Estilos artísticos dominantes nas metrópoles copiados nas colônias
  • Barroco das nações ibéricas irrompe na América Latina como um transplante cultural
  • Matriz: Espanha
  • Portugal – entre 1580 a 1640 –sob domínio

O Barroco ou Seiscentismo tem seu início em 1580 com a unificação da Península Ibérica, o que acarretará um forte domínio espanhol em todas as atividades, daí o nome Escola Espanhola, também dado ao Barroco lusitano.

O Seiscentismo se estenderá até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitana, já em pleno governo do Marquês de Pombal, aberto aos novos ares da ideologia liberal burguesa iluminista, que caracterizará a segunda metade do século XVIII.

  • No início do século XVII, a Espanha vive uma crise terrível - guerras perdidas na Europa- perseguição à burguesia judaica- ausência de indústrias- violência da Inquisição - colapso da agro-pecuária
  • Nem o ouro nem a prata, das colônias conseguem amenizar o declínio da outrora grandiosa potência
  • A pobreza se espalha pela nação e uma profunda religiosidade impregna o cotidiano de todas as classes sociais, da nobreza aos excluídos
  • Ou seja, a mesma situação de desconforto econômico e de mal-estar cultural que viria ocorrer na Bahia de Gregório de Matos Guerra, algumas décadas depois.
  • Neste panorama de decadência e fracasso surgem as obras de Góngora, Quevedo, Gracián e Calderón de la Barca que levarão a literatura barroca espanhola a um extraordinário patamar artístico, influenciando decisivamente poetas e prosadores latino-americanos do século XVII.

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