- o Barroco tenta inutilmente conciliar a visão medieval da vida e da arte com a visão renascentista.
- Dilemas de um homem que perdeu sua confiança ilimitada na razão e na harmonia
- Volta a uma intensa religiosidade medieval
- Eliminação dos conceitos renascentistas de vida e arte
- Contradições
- Contra-Reforma
- Arte eclesiástica, que deseja propagar a fé católica.
- A Igreja legitima o "direito divino dos reis", isto é, o absolutismo despótico nos impérios católicos.
Em nenhuma outra época se produz tamanha quantidade de igrejas e capelas, estátuas de santos e documentos sepulcrais.
- As obras de arte devem falar aos fiéis com a maior eficácia possível, mas em momento algum descer até eles.
- Daí o caráter solene da arte barroca.
- Arte que tem de convencer, conquistar, impor admiração.
Período colonial
- Estilos artísticos dominantes nas metrópoles copiados nas colônias
- Barroco das nações ibéricas irrompe na América Latina como um transplante cultural
- Matriz: Espanha
- Portugal – entre 1580 a 1640 –sob domínio
O Barroco ou Seiscentismo tem seu início em 1580 com a unificação da Península Ibérica, o que acarretará um forte domínio espanhol em todas as atividades, daí o nome Escola Espanhola, também dado ao Barroco lusitano.
O Seiscentismo se estenderá até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitana, já em pleno governo do Marquês de Pombal, aberto aos novos ares da ideologia liberal burguesa iluminista, que caracterizará a segunda metade do século XVIII.
- No início do século XVII, a Espanha vive uma crise terrível - guerras perdidas na Europa- perseguição à burguesia judaica- ausência de indústrias- violência da Inquisição - colapso da agro-pecuária
- Nem o ouro nem a prata, das colônias conseguem amenizar o declínio da outrora grandiosa potência
- A pobreza se espalha pela nação e uma profunda religiosidade impregna o cotidiano de todas as classes sociais, da nobreza aos excluídos
- Ou seja, a mesma situação de desconforto econômico e de mal-estar cultural que viria ocorrer na Bahia de Gregório de Matos Guerra, algumas décadas depois.
- Neste panorama de decadência e fracasso surgem as obras de Góngora, Quevedo, Gracián e Calderón de la Barca que levarão a literatura barroca espanhola a um extraordinário patamar artístico, influenciando decisivamente poetas e prosadores latino-americanos do século XVII.
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