sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Dicas para a redação

A dissertação tem uma estrutura padrão, que é: (1) a introdução ou apresentação, que geralmente ocupa um único parágrafo (não é regra!); depois vem (2) o desenvolvimento do tema ou a argumentação, que pode ser organizado em alguns parágrafos (dois, três, quatro...), depende de quantos você precisa; e, por último, (3) a conclusão, que geralmente também se concentra em um único parágrafo. Não se esqueça do título. Ele deve ser original. Não o confunda com o tema. O título é seu. O tema, na prova do ENEM, já aparece de forma clara.

1. Na apresentação, o tema do qual você irá tratar deve ser explicitado e também o seu ponto de vista sobre ele. A primeira frase precisa capturar o leitor. Evite frases de efeito e o chamado senso comum. Portanto, nada de frases prontas! Há sempre espaço para a originalidade em todo o texto, em qualquer modalidade de texto, e, especialmente, no dissertativo, porque ele trata de idéias. Provérbios e ditos populares - a não ser em uma situação em que algum caia como uma luva e, por isso, seja uma espécie de mote - não são bons argumentos. A dissertação é um texto lógico. Não há lugar para absurdos, lembre-se disso! Seja objetivo.

2. No desenvolvimento, escreva os argumentos que irão reforçar, e, principalmente, comprovar o seu ponto de vista. De preferência, coloque cada idéia em um parágrafo, procure ser claro e objetivo em todos os momentos. Prefira o argumento à metáfora. Se for estabelecer comparações, é preferível que os elementos relacionados pertençam ao mesmo assunto e, é fundamental que a relação que você tecer entre eles seja compreensível e crível. Uma boa dissertação precisa ser acreditada! Procure desenvolver uma linha de raciocínio, como uma espécie de caminho pelo qual você conduz o leitor no percurso de suas idéias. Seja afirmativo!

3. Na conclusão, faça as considerações finais. Você pode também reforçar ou retomar a idéia principal, de uma outra maneira, enfatizando-a e sendo bastante taxativo em relação ao seu ponto de vista, uma vez que ele já foi bem defendido. É um fecho. Você pode, inclusive, usar uma frase forte (contundente) para encerrar.

Bom trabalho!