domingo, 17 de junho de 2007

Conexão de frases

Conexões entre frases geram períodos. As frases participantes de uma conexão são aceitáveis quando observadas isoladamente, exceto no caso específico das que apresentam verbo flexionado no modo subjuntivo. Vejamos um exemplo:

Ele acordou cedo e saiu para o trabalho.

São aceitáveis as frases desmembradas do período acima tomadas isoladamente:

Ele acordou cedo.
(Ele) Saiu para o trabalho.


As frases de uma conexão são sintaticamente independentes. A conexão é um elo semântico entre as frases que se estabelece pelo conectivo.
No exemplo anterior, as frases se ligam pelo conectivo e, que estabelece entre as duas uma relação semântica de adição lógica. Entende-se que os fatos relatados pertencem a uma mesma cadeia de acontecimentos sucessivos. Vejamos outro exemplo:
Ficou rico, mas não era feliz.

No exemplo, temos duas frases sintaticamente independentes, mas que do ponto de vista semântico e segundo a opinião do emissor, contrastam entre si. Ao conectar as duas frases pelo conectivo mas, o emissor quis passar a idéia de que uma vez rico, espera-se que seja feliz.

A conexão de frases é feita por razões semânticas. As conexões agregam sentido ao enunciado. Percebemos isso claramente na série a seguir:

Ele estuda gramática e escreve bem.
Ele estuda gramática, mas escreve bem. (Ironia)
Ele estuda gramática, logo escreve bem.