quinta-feira, 31 de maio de 2007

Bolsas do ProUni

Entre os incentivos para que você faça o Enem, está a possibilidade de você se candidatar a uma bolsa do ProUni – Programa Universidade para Todos – e, assim, aumentar a sua chance de cursar a faculdade. Isso porque somente participantes do Enem podem se inscrever no Programa – uma vez atendidas as demais exigências.

O ProUni concede bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda, nos cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em 1.424 instituições privadas de educação superior.

Não basta, entretanto, fazer o Enem e tirar qualquer nota. É preciso obter, no mínimo, 45 pontos na média entre as duas partes da prova – objetiva e redação. Quanto maior a nota, maior a chance de escolher o curso e a instituição, pois o ProUni distribui as bolsas de estudo conforme o desempenho.

Critérios para se inscrever no ProUni

Além de fazer o Enem e obter uma boa nota, para se candidatar a uma bolsa do ProUni é preciso que você tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e se encaixe em pelo menos uma das condições abaixo:

- tenha cursado o ensino médio completo em escola pública;
- tenha cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral;
- seja portador de deficiência;
- tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- seja professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Sobre a bolsa de estudos parcial

Caso você receba uma bolsa parcial (50%) e não tenha como arcar com o pagamento dos outros 50%, o Ministério da Educação financia parte dessa mensalidade por meio do Fies (Financiamento estudantil). Dessa forma, o aluno pagará 25% do valor total da mensalidade e, após concluir o curso, pagará os outros 25% que foram financiados.

Nenhum comentário: