domingo, 30 de março de 2008

Língua (letra e música de Caetano Veloso)

Gosto de sentir a minha língua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade
E quem há de negar que esta lhe é superior
E quem há de negar que esta lhe é superior
E deixa os portugais morrerem à míngua
"Minha pátria é minha língua"
Fala mangueira!
Fala!

Flor do Lácio Sambódromo
Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode
Esta língua?

Flor do Lácio Sambódromo
Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode
Esta língua?

Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas
E o falso inglês relax dos surfistas
Sejamos imperialistas
Sejamos imperialistas
Vamos na velô da dicção choo choo de
Carmen Miranda
E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate
E - xeque-mate - explique-nos Luanda
Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo
Sejamos o lobo do lobo do homen
Adoro nomes
Nomes em Ã
De coisas como Rã e Ímã
Nomes de nomes
Como Scarlet Moon Chevalier
Glauco Matoso e Arrigo Barnabé e Maria da
Fé e Arrigo barnabé

Flor do Lácio Sambódromo
Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode
Esta língua?

Flor do Lácio Sambódromo
Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode
Esta língua?

Incrível
É melhor fazer uma canção
Está provado que só é possível
Filosofar em alemão
Se você tem uma idéia incrível
É melhor fazer uma canção
Está provado que só é possível
Filosofar em alemão
Blitz quer dizer corisco
Hollywood quer dizer Azevedo
E o Recôncavo, e o Recôncavo, e o
Recôncavo
Meu medo!

A língua é minha pátria
E eu não tenho pátria: tenho mátria
E quero frátria

A língua é minha pátria
E eu não tenho pátria: tenho mátria
E quero frátria

Poesia concreta e prosa caótica
Ótica futura
Samba -rap, chic-left com banana
Será que ela está no Pão de Açúcar?
Tá craude brô você e tu lhe amo
Qué queu te faço, nego?
Bote ligeiro

Nós canto-falamos como que inveja negros
Que sofrem horrores no gueto do Harlem
Lívros, discos, vídeos à mancheia
E deixe que digam, que pensem e que falem

12 comentários:

Anônimo disse...

Professor adorei essa musica.
No dia em que você a deu num sabado de manha... adorei as referencias a literatura portuguesa, portuguesa ..
Nao bastando neste mesmo sabado tive um simulado a tarde em minha escola.Uma das questoes que cai foi uma interpretaçao dessa letra.
Ficou muito mais facil resolvela graças a sua aula.
Obrigado...

Ricardo Peruchi disse...

Obrigado. Nossa! Que coincidência! Espero que você tenha ido muito bem no simulado.

Anônimo disse...

Obrigada,por editar esta música.Facilitou minha pesquisa de Literatura Brasileira.

Marcos Antônio disse...

Prof. Ricardo,

Muito boa a matéria sobre neologismos, bastante interessante todo o blog, com isso aproveito para contribuir... no paragrafo sobre neologismos científicos, mas precisamente ao final da nota, está escrito:
DST (Doença Sexualmente Trasmicivel)

Acredito que seja "transmissivel".

Um abraço,

Marcos Antônio
Aluno LFG/Premaesp
Anápolis/GO

Ricardo Peruchi disse...

Obrigado, Marcos Antônio, pelos elogios ao blog e pela contribuição valiosa. Como parte do material foi extraído da Internet, acabou vindo com o erro junto. Já, graças a você, corrigido. Grande abraço a todos de Anápolis.

Wenderson Sá disse...

Professor Boa noite.. o que diz a ideia centra da Musica de Caetano "Lingua" resumindo o que se fala? nao conseguir entender.
meu e-mail para contato e: wenderson11@gmail.com

Obrigado fica com Deus..

Anônimo disse...

Professor Boa noite.. o que diz a idéia centra da Musica de Caetano Veloso "Língua" resumindo o que se fala? não conseguir entender muita coisa.
Se puder me ajudar.Agradeço de coração muito obrigado.
ASS:GRASI

Profª Patricia Vecchio disse...

Professor no poema-canção "Língua", Caetano estabelece uma das mais felizes fusões, em nossa poesia, da função poética da linguagem com a função de que?... estou com dúvidas! Se puder me ajudar serei mto agradecida

Anônimo disse...

A letra da música possui uma fusão linguística e nos remete à riqueza cultura da influência latina na nossa formação cultural.
Raque Freire

Anônimo disse...

A letra da música possui uma fusão linguística e nos remete à riqueza cultura da influência latina na nossa formação cultural.
Raque Freire

Anônimo disse...

A letra da músi nos remete à riqueza cultura da influência latina na nossa formação cultural.
Raque Freire

Anônimo disse...

Oii professor eu gostaria que o senhor me enviasse a interpretação da musica lingua do Caetano Veloso, to necessitando dela , meu email é damares_axe@hotmail.com
Obrigada