1. CLÁUDIO MANUEL DA COSTA (1729 - 1789)
Obras: Obras poéticas (1768), Vila Rica (1839)
- Poeta de transição.
- Reconhece e admira os princípios estéticos do Arcadismo, aos quais pretende se filiar,
- Mas não consegue vencer as fortes influências barrocas e camonianas que marcaram a sua juventude intelectual.
- Racionalmente um árcade,
- Emotivamente um barroco
Sobre ele:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udio_Manuel_da_Costa
2. TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA (1744-1810)
Obras: Marília de Dirceu (Parte I - 1792; Parte II - 1799; Parte III - 1812), Cartas Chilenas (1845)
Uma das obras líricas mais estimadas e lidas no país, Marília de Dirceu permite duas abordagens igualmente válidas. A primeira mostra-a como o texto árcade por excelência. A segunda aponta para sua dimensão pré-romântica.
- Pastoralismo
- Galanteria
- Clareza
- Recusa em intensificar a subjetividade
- Racionalismo neoclássico que transforma a vida num caminho fácil para as almas sossegadas
Eis alguns dos elementos que configuram o Arcadismo nas liras de Tomás Antônio Gonzaga, especialmente as da primeira parte do livro, produzidas ainda em liberdade
Um pastor (que é o poeta) celebra, em tom moderadamente apaixonado, as graças da pastora Marília, que conquistou o seu coração:
Tu, Marília, agora vendo
Do Amor o lindo retrato
Contigo estarás dizendo
Que é este o retrato teu.
Sim, Marília, a cópia é tua,
Que Cupido é Deus suposto:
Se há Cupido, é só teu rosto
Que ele foi quem me venceu.
Percebe-se no poema
- Enquadramento dos impulsos afetivos dentro do amor galante
- Longe do passionalismo romântico
- Expressão sentimental vale-se de alegorias mitológicas
- Conjunto de frases feitas sobre os encantos da amada, sobre as qualidades do pastor
- Dirceu e sobre a felicidade do futuro relacionamento entre ambos.
- Conforme o gosto do período, há um esforço para cantar as qualidades da vida em família, do casamento, das módicas alegrias que sustentam um lar.
- O Desejo da Vida Comum ("Aurea Mediocritas")
Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_Ant%C3%B4nio_Gonzaga
B) POESIA ÉPICA
1. BASÍLIO DA GAMA (1741 -1795)
Obra: O Uraguai
O esforço neoclássico do século XVIII leva alguns autores a sonhar com a possibilidade de um retorno ao sentido épico do mundo antigo.
No entanto, numa era onde as concepções burguesas, o racionalismo e a Ilustração triunfam, o heroísmo guerreiro ou aventureiro parecem irremediavelmente fora de moda. A epopéia ressurge, é verdade, mas quase como farsa.
Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlio_da_Gama
2. SANTA RITA DURÃO (1722-1784) ou Frei José de Santa Rita Durão
Sobre ele:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Rita_Dur%C3%A3o
Obra: Caramuru (1781)
Introdução de paisagens tropicais