quinta-feira, 13 de agosto de 2009

10 dicas para se preparar para o ENEM

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Prof. Ricardo Peruchi

1) Ler, ler e ler. O estudante melhor preparado é aquele mais curioso e que busca incessantemente conhecimento por meio da leitura. A ideia é adquirir repertório. Imagine uma árvore. Quanto maior seu tamanho, maior será sua sombra, maior sua presença no mundo, mais pássaros e outros seres vivos será capaz de acolher. O mesmo pode ser dito em relação a uma pessoa e o que ela sabe. Quanto mais vasto seu conhecimento e mais profundo, maior ela se torna. Interpretar textos é o coração do ENEM. É preciso saber que há diversos tipos de textos. Estudar os gêneros textuais é o primeiro passo para compreendê-los melhor. Jornais, revistas, a Internet, os livros e observar o mundo são os maiores aliados nessa jornada.

2) Pratique a argumentação. Em outras palavras, para que dominar os recursos linguísticos? Para se expressar melhor, se fazer entender melhor e comunicar o que pensa. Promova rodas de discussões com amigos. Você começará a perceber a eficácia de cada argumento. Divida o grupo entre os que são contra e os que são a favor de uma questão. Tente se aprofundar e descobrir a complexidade de alguns temas. Ao final, coloque no papel o tema, seu posicionamento em relação a ele, os principais argumentos, tire sua conclusão e faça uma proposta concreta para promover mudanças. Isso o ajudará a fazer uma redação nota 10 no ENEM e em qualquer vestibular.

3) Preservar a vida e garantir as condições para sua plenitude são o desafio permanente das gerações. O futuro é a obra de nossas mãos. Todos os temas ligados a essa questão são urgentes e, portanto, o ENEM se ocupará deles. Certamente algumas questões abordarão meio ambiente (florestas, recursos hídricos, energia, aquecimento global, catástrofes naturais etc.), desenvolvimento econômico, consumo consciente, segurança alimentar, justiça social, inclusão, formas de violência, diversidade e assim por diante. A redação também poderá pedir algo por aí.

4) Esqueça a abordagem tradicional de língua portuguesa e gramática. Não que ela não seja importante, mas o mais instigante é a língua viva, capturada em seu pleno uso. Estude variações linguísticas, funções da linguagem, expressões idiomáticas, figuras de linguagem, coesão e conectivos.

5) A cultura brasileira é um grande manancial para as questões do ENEM. Conhecer mais da nossa História e das nossas expressões artísticas, incluindo patrimônios materiais e imateriais vai, não apenas ajudá-lo, mas também enriquecê-lo. Isso inclui literatura, música, teatro, dança, cinema, artes visuais... Todo mundo devia conhecer melhor seu país, você não acha?

6) A cultura digital ou influências da tecnologia na sociedade e a cultura urbana e suas manifestação são os fatos mais relevantes no cenário cultural contemporâneo, especialmente o encontro entre as duas, com a mobilidade. Fique de olho nessas imbricações.

7) Intertextualidade e metalinguagem são campos obrigatórios. Dê uma investigada!

8) Haja o que houver, faça todas as propostas de redação pedidas. Pratique! Não há outro jeito de aprender a escrever. Você erra, alguém corrige, você aprende. Certo? Vá de peito aberto e arregace as mangas.

9) Na parte de literatura, o ENEM sempre adorou questões relativas ao Modernismo. Estude os principais autores desse período. Além disso, aprenda a ler poesia. É um grande desafio. Ela foge totalmente da linguagem cotidiana e faz usos extremamente sofisticados dos recursos linguísticos. Muita gente acredita que um poema é capaz de expressar o que nenhuma outra forma textual consegue. Deixe-se levar pelos sentidos inusitados criados pelos poetas.

10) Esqueça as caixinhas. O ENEM é uma prova interdisciplinar. Este ano, com mais questões e ainda mais disputado, o nível vai subir. Os conhecimentos exigidos serão basicamente os mesmos, mas haverá questões com nível de dificuldade maior. Considere fazer um curso preparatório. Eu fiz para entrar na USP. Valeu a pena. Foi um dos melhores anos de estudo da minha vida, quando tive alguns dos melhores professores. Recomendo!

11 comentários:

Unknown disse...

Ótimas dicas para o ENEM.
Irei transmiti-las aos meus alunos.
Profª Simone

Juliny Barreto disse...

Muito bom seu espaço, as dicas me foram muito úteis.
Só posso dá uma dica visual?
O layout em fundo preto em contraste com letras brancas (negrito) cansa a visão e dificulta a leitura. Indicaria cores mais harmónicas,sútis. :)
Juliny Barreto

Unknown disse...

Obrigado.

Charlene disse...

Também sou professora e gostei muito de seu blog. Parabéns pela iniciativa!

Anônimo disse...

quello che stavo cercando, grazie

Anônimo disse...

Ótimo blog, mas por favor, troque o layout, é terrivelmente cansátivo.

Anônimo disse...

obrigada, obrigada, obrigada!

Anônimo disse...

Tenho que discordar.

O ENEM foi a maior decepção de vestibulares no Brasil.

É de fato tão ridículo, que ao invés de o nível das questões aumentar, ocorreu o inverso: diminuiu drasticamente.

O pior é que o ENEM é apenas um instrumento para dizer que a educação "melhorou". Isso gera um certo "comodismo" das escolas públicas, que consequentemente não buscam melhorar desejavelmente o nível das mesmas.

É apenas a minha opinião, quem não gostar, pode discordar, mas deve respeitá-la.

Anônimo disse...

Was looking for wonderful ad! I seriously experienced reading it, tonsil stone you were a great publisher.I'll be sure you lesezeichen your blog post Satellite direct review and can oftentimes returning sometime soon. I'd like to entice a person persist the great content, have a very good pleasant break penis advantage saturday or sunday!

Anônimo disse...

online anime dating sim game http://loveepicentre.com/success_stories/ is liam neeson dating
lov singles dating [url=http://loveepicentre.com/advice/]she male dating sites[/url] dating advice for young menb
are dan and emma dating [url=http://loveepicentre.com/success_stories/]dating shy[/url] internet dating exclusivity [url=http://loveepicentre.com/user/Svet14/]Svet14[/url] dating phillipino men

Anônimo disse...

grand theft auto iv michelle dating http://loveepicentre.com/ just lunch edmonton dating
dating is dead dc [url=http://loveepicentre.com/taketour/]science of dating events using ice[/url] latvia online dating
dating in el centro [url=http://loveepicentre.com/]halo dating 101 lesson2[/url] free tall dating site [url=http://loveepicentre.com/user/pritamalpha/]pritamalpha[/url] who is aaron carter dating