sábado, 11 de agosto de 2007

Redação ENEM - grade de correção

Entenda como os corretores irão analisar seu texto.


GRADE DE CORREÇÃO (ENEM)

COMPETÊNCIA 1
DEMONSTRAR O DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA

Domínio precário da norma culta, com graves e freqüentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

Domínio razoável da norma culta, com desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita, pouco aceitáveis nessa etapa de escolaridade.

Bom domínio da norma culta, com pontuais desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Muito bom domínio da norma culta, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

ASPECTOS DA NORMA CULTA A SEREM CONSIDERADOS:

A- ADEQUAÇÃO DE REGISTRO
_ formal/coloquial
_variante adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução

B. NORMA GRAMATICAL
_sintaxe de concordância, regência e colocação
_pontuação
_flexão

C_CONVENÇÕES DA ESCRITA
_escrita das palavras ( ortografia/acentuação)
_maiúsculas e minúsculas

COMPETÊNCIA 2
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO.

Desenvolvimento tangencial do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo/argumentativo; ou desenvolvimento tangencial do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou desenvolvimento razoável do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

Desenvolvimento razoável do tema, a partir de considerações próximas do senso comum e domínio precário do tipo de texto dissertativo.

Desenvolvimento razoável do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

Bom desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, e bom domínio do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:

A- TEMA
_autoria: compreensão do tema, articulação de diferentes perspectivas para defesa de um ponto de vista.
_informatividade.
_utilização de conceitos de várias áreas.
_citações, alusões, analogias, exemplificações, dados e informações.

B- ESTRUTURA
_introdução, desenvolvimento, conclusão
_encadeamento e progressão temática.

COMPETÊNCIA 3:
SELECIONAR, RELACIONAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES , FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.

1-Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados ao tema proposto.
2- Apenas apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, ou limita-se a reproduzir os argumentos da proposta de redação.
3-Seleciona informações, fatos, opiniões , argumentos pertinentes ao tema proposto, organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente em relação ao seu projeto de texto.
4-Seleciona, organiza e relaciona de forma consistente, informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de vista defendido em seu projeto de texto.

ASPECTO A SER CONSIDERADO: COERÊNCIA

COMPETÊNCIA 4:
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.

1-Desarticulação das partes do texto.
2-Articulação precária das partes do texto, devido a problemas freqüentes na utilização de recursos coesivos.
3-Articulação razoável das partes do texto, com problemas eventuais na utilização dos recursos coesivos.
4-Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:

_Coesão lexical: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração, etc.
_Coesão gramatical: (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intersentenciais, interparágrafos, intervocabulares, etc.

COMPETÊNCIA 5:
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, MONSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.

1-Não elabora explicitamente uma proposta.
2-Esboça alguma idéias que podem ser o núcleo de uma proposta, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
3-Elabora proposta genérica de intervenção sobre a problemática desenvolvida, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
4-Elabora proposta específica, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

3 comentários:

Karol Sueto Moreira disse...

Bom dia, prof. Ricardo! Também sou professora e português e corretora de textos. Como a UFMG adotou a redação do ENEM (e a prova objetiva também) como primeira etapa do vestibular, gostaria de saber como é dada a nota a cada uma das competências apresentadas. Aguardo seu contato. Obrigada.
Karol
karol@palavrapalavra.com
www.palavrapalavra.com

Lucinha disse...

Boa tarde,prof. Ricardo!Sou professora de Português de turmas do ensino médio.Gostaria de saber como é dada a nota a cada uma das competências apresentadas no ENEM.Agradeço sua informação.
Obrigada.
Lúcia
ribalu67@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito interresante essa grade curricular de redaçao, e nao utilizaçao da "coletanea" que por sinal e melhor.
Sendo a Redaçao e totalmente diseertativa argumentativa.

Pior fazer NARRAÇAO nao aumenta a competitividade dos alunos.

A grande DICA e ficar atento aos principais temas de cunho Social (Polemico) e polico a corrupçao chegoa ser tema em universidades que recai na sociedade, tem gente que pensa que coisa ligadas a economia caem no enem com um doido que suregiu um tema a respeito de PRE-SAL.