quarta-feira, 15 de agosto de 2007

As idéias de Charles Darwin (1809-1882)


Até o século XVIII, acreditava-se que o homem e todas as espécies existentes haviam sido criados assim como são e que não tinham sofrido nem poderiam podiam sofrer nenhuma transformação.

Contudo, em 1859, o cientista inglês Charles Darwin, filho de um pastor anglicano, após longas viagens, inclusive pela América do Sul, observando e refletindo sobre o universo dos seres vivos deu início a uma profunda revolução na história da ciência ao publicar uma obra fundamental denominada "Sobre a origem das espécies".

As idéias-chave da teoria de Darwin são:

“luta pela sobrevivência” e
“seleção natural”.


Assim, a história dos seres vivos nada mais é do que o resultado de uma guerra entre as várias espécies animais e inclusive entre indivíduos da mesma espécie. Ao final dessa competição, sobrevivem apenas os mais fortes e os mais adaptados ao ambiente, processando-se, portanto, uma seleção natural através da qual os organismos vitoriosos evoluem de estruturas simples a outras de maior complexidade orgânica.

A teoria darwinista escandalizou a Europa porque representou um golpe terrível na concepção religiosa de então, centrada na idéia de que a Bíblia seria um livro rigorosamente histórico e documental.

Naquela época, a grande maioria das pessoas acreditava que a humanidade começara com Adão e Eva, Noé vagara numa arca pela terra inundada, Jonas sobrevivera três dias no ventre de uma grande baleia, e o mundo, desde a criação divina, não alcançara ainda sessenta séculos etc.

As idéias de Darwin abalaram profundamente as concepções religiosas e filosóficas então vigentes.

De repente, o homem já não era mais o centro da criação. Ele descendia de ancestrais primitivos e animalescos, e assim passava a ser visto apenas como uma estrutura orgânica tornada mais apta pelo acaso, pelo ambiente e pela luta da sobrevivência.

7 comentários:

Anônimo disse...

eu já procurei na internet toda e eu quero as ideias revolucionarias de Charles Darwin e não acho a internet não serve so pra facebook e msn serve pra estudo também gente eu tenho um trabalho pra fase e té agora não achei porra nenhuma gente coloca coisa pras criança estuda também oqu que custA

Anônimo disse...

CONCORDOOOOOO COM ESSA PESSOA QUE COLOCO ESSAS COISAS AI ESTA SUPER SERTA

Anônimo disse...

OBRIGADOOOOOO EU SEI QUE EU ESTOU SERTA EU ESCREVI TUDO ISSO MAS EU SEI QUE NAO VAI RESOLVE NADA VAMOS VER

Anônimo disse...

Concordo firmemente no que vocês postaram, o pessoal hoje em dia só se preocupa com coisas fúteis na internet e deixa de lado a educação,isso é tão sério que os internautas não sabem nem escrever correto a palavra "CERTA".*

* Onde já se viu escrever essa palavra com S.

Unknown disse...

pois é eu sou uma criança e estou procurando mais não acho de jeito nem um :/

Unknown disse...

pois é eu sou uma criança e estou procurando mais não acho de jeito nem um :/

Anônimo disse...

vcs não tam achando o que querem ne vao no biografia de Charles darwim psicoloucos