segunda-feira, 30 de julho de 2007

Arcadismo (resumo dos conceitos-chave)

Representação da Arcádia no Peloponeso.


O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII. O nome dessa escola é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração poética.

No Brasil, o movimento árcade toma forma a partir da segunda metade do século XVIII.

A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo que lhe diz respeito. É por isto que muitos poetas ligados ao arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos (pois o ideal de vida válido era o de uma vida bucólica).

As manifestações artísticas do século XVII (Arcadismo ou Neoclassicismo e Rococó) refletem a ideologia da classe aristocrática em decadência e da alta burguesia, insatisfeitas com o absolutismo real, com a pesada solenidade do Barroco, com as formas sociais de convivência rígidas, artificiais e complicadas.

As mudanças estéticas terão por base uma revolução filosófica: o Iluminismo.

Os criadores do Iluminismo (ou Ilustração) já não aceitam o "direito divino dos reis", tampouco a fé cega nos mandatários da Igreja. Qualquer poder ou privilégio precisa ser submetido a uma análise racional. E agora é a razão (e não mais a crença religiosa) que aparece como sinônimo de verdade.

As novas idéias assentam um golpe definitivo na visão de mundo barroca, baseada mais no sensitivo do que no racional, mais no religioso do que no civil. Por oposição ao século anterior, procura-se, no século XVIII, simplificar a arte. E esta simplificação se dará na pintura, na música, na literatura e na arquitetura pelo domínio da razão, pela imitação dos clássicos, pela aproximação com a natureza e pela valorização das atividades galantes dos freqüentadores dos salões da nobreza européia.


Arcadismo, Setecentismo (os anos 1700) ou Neoclassicismo

O arcadismo, setecentismo (os anos 1700) ou neoclassicismo é o período que caracteriza principalmente a segunda metade do século XVIII, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa. A influência neoclássica penetrou em todos os setores da vida artística européia, no século XVIII. Os artistas desse período compreendiam que o Barroco havia ultrapassado os limites do que se considerava arte de qualidade e procuravam recuperar e imitar os padrões artísticos do Renascimento, tomados então como modelo.

Na Itália essa influência assumiu feição particular. Conhecida como Arcadismo, inspirava-se na lendária região da Grécia antiga. Segundo a lenda, a Arcádia era dominada pelo deus Pan e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.

Os italianos, procurando imitar a lenda grega, criaram a Arcádia em 1690 - uma academia literária que reunia os escritores com a finalidade de combater o Barroco e difundir os ideais neoclássicos. Para serem coerentes com certos princípios, como simplicidade e igualdade, os cultos literatos árcades usavam roupas e pseudônimos de pastores gregos e reuniam-se em parques e jardins para gozar a vida natural.

6 comentários:

Thamyres Moraes disse...

muito bom !!!! Síntese, porem com todos os elementos necessários à compreensão da matéria Arcadismo!

Garota Colatina disse...

Muito bom foi o que precisava pra entender, em um texto curto e não chato para ler... Meus parabens otimo poster...!!!

Pablo disse...

Olá! Parabéns pelo post. Gostaria de saber quem é o autor da pintura que vc disponibilizou, é uma paisagem-síntese do bucolismo mesmo.

barreto disse...

muito bom!! achei o maximo, á façio compreençao do texto;o poder de influençia, do arcadismo grego, na soçiedade europeia... é um chou de literatura.

Lord disse...

Exelente! Claro e objetivo sem escapar aos detalhes mais importantes. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Ja esta adicionado aos favoritos, farei visitas diárias.

Ana disse...

Maravilhoso! Era o que eu precisava para passar aos meus alunos!
Eles estudam através da pedagogia de alternância - escola agrícola, então os conteúdos são bem condensados... Mas, condensado não significa retirar partes importantes... E você o fez e muito bem feito!