Queridos e queridas, como estão na véspera do exame? Tenho certeza que bem! Fizemos um excelente trabalho. Confie em você mesmo e arrase amanhã.
É sempre muito complicado tentar acertar qual será o tema da redação do ENEM, mas, como muitos alunos têm me perguntado, vamos brincar um pouco de Mãe Dinah e eleger 10 propostas de redação possíveis. Na verdade, os bons estudantes estão sempre preparados para qualquer proposta. É saber refletir, analisar, propor soluções e colocar no papel que importa. Então, não faz muita diferença. Mas, que é divertido tentar descobrir, isso é! risos
Aí vão meus palpites:
1) Uma proposta ligada ao meio ambiente pode ser a bola da vez. No ano passado, muita gente apostava no Aquecimento Global como grande assunto do ano. Achei improvável, como disse no blog. Seria muito manjado. No entanto, avisei que existiam outras discussões relacionadas ao tema que poderiam cair. Combustíveis renováveis e energias alternativas, por exemplo. Chamei a atenção ano passado e, embora não tenham sido tema da redação, foram objeto de várias questões. O grande assunto que vem sendo debatido ultimamente é o da sustentabilidade, que, como explicamos, vai muito além da área ambiental. Inclusive, uma de nossas propostas de redação foi sobre isso. Quem sabe não cai? Desenvolvimento sustentável é uma expressão da moda. Responsabilidade social é o lado das instituições que tangencia com essa proposta. De parte de nós, brasileiros, este tema poderia vir revestido sob o conceito de cidadania. Outro tema possível é o da soberania da Amazônia. O desenvolvimento do Brasil e o nosso futuro, os desafios e o que fazer para chegar lá seriam desdobramentos, de um ponto de vista mais macro.
2) Violência tem sido um dos assuntos prediletos do ENEM. Acho que foi explorado exaustivamente nas redações. Maioridade penal, o último grande debate na área, é polêmico demais para o ENEM... Talvez, se vier algo nessa área, seja algo mais indireto como a influência da televisão. Ou, melhor ainda... Faz aniversário a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948 pela ONU, que é o outro lado da moeda. Pode vir até a China citada.
3) Um tema ligado à Literatura em ano de tantas comemorações seria muito bem-vindo. A coletânea poderia citar, por exemplo, o centenário de morte de Machado de Assis, o de nascimento de João Guimarães Rosa, o quarto centenário do Pe. Antonio Vieira. Seria um belo tema, tanto sob a perspectiva da Língua Portuguesa, quanto das Letras nacionais. Há os 80 anos de Macunaíma e o caráter do brasileiro!
4) É ano de eleições em todas as prefeituras brasileiras. Tema nacional e de alcance de todos – do jeito que os examinadores gostam. A possibilidade de votar aos 16 anos e a importância de escolher certo podem resultar em algo para a redação deste ano. Seria “a importância do voto”, por exemplo.
5) Tropicália: a antropofagia como traço fundante da cultura nacional, pegando gancho nos 80 anos do Manifesto Antropofágico. Em cultura, o que mais poderia ser? Talvez influências da cultura estrangeira ou projeção da cultura brasileira no mundo, citando a Bossa Nova, em seus 50 anos.
6) Inclusão digital ou influências da tecnologia na sociedade.
7) A fome e sua erradicação ou outro grave problema social, como a distribuição de renda e a geração de emprego. Se focar no jovem, pode ser futuro profissional e a necessidade de uma boa formação. Todos os temas relacionados à inclusão estão em pauta.
8) Inclusão pelo esporte, ou algum tema relacionado à saúde ou portadores de deficiência. Prevenção contra a AIDS é outra discussão velha conhecida dos exames. Alimentação saudável. Um tema derivado, mas interessante, seria a busca pela eterna juventude.
9) A importância da democratização do ensino superior de qualidade ou outro tema de educação, como erradicação do analfabetismo.
10) Um meta-tema. Algo como a escrita e a importância de escrever bem. As dificuldades dos alunos com a redação. Metalinguagem seria uma saída bem sofisticada.
O bom mesmo seria se os examinadores do ENEM fossem bem criativos e nos surpreendessem positivamente. No ano passado, fizeram isso com a questão da diversidade cultural. Agora é esperar para ver.
Boa sorte a todos!
Grande abraço,
Prof. Ricardo Peruchi