quinta-feira, 31 de maio de 2007
Vestibulares que adotam o ENEM
No link abaixo você encontra um mapa do Brasil e pode conferir no seu estado quais são as opções:
Bolsas do ProUni
O ProUni concede bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda, nos cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em 1.424 instituições privadas de educação superior.
Não basta, entretanto, fazer o Enem e tirar qualquer nota. É preciso obter, no mínimo, 45 pontos na média entre as duas partes da prova – objetiva e redação. Quanto maior a nota, maior a chance de escolher o curso e a instituição, pois o ProUni distribui as bolsas de estudo conforme o desempenho.
Critérios para se inscrever no ProUni
Além de fazer o Enem e obter uma boa nota, para se candidatar a uma bolsa do ProUni é preciso que você tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e se encaixe em pelo menos uma das condições abaixo:
- tenha cursado o ensino médio completo em escola pública;
- tenha cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral;
- seja portador de deficiência;
- tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- seja professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
Sobre a bolsa de estudos parcial
Caso você receba uma bolsa parcial (50%) e não tenha como arcar com o pagamento dos outros 50%, o Ministério da Educação financia parte dessa mensalidade por meio do Fies (Financiamento estudantil). Dessa forma, o aluno pagará 25% do valor total da mensalidade e, após concluir o curso, pagará os outros 25% que foram financiados.
ProUni: como se inscrever?
As inscrições para o processo de seleção do ProUni, referente ao segundo semestre de 2007, são feitas exclusivamente pela internet no período de 23 de maio de 2007 até às 21:00 horas do dia 09 de junho de 2007. Ao efetuar sua inscrição, o candidato escolhe até sete opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar por pessoa e seu perfil sócio-econômico. É importante ressaltar que essas opções poderão ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições do programa. Assim, o candidato poderá efetuar sua inscrição e posteriormente acessar novamente a ficha de inscrição podendo fazer alterações, caso desejar. A ficha de inscrição válida para efeito da pré-seleção é aquela com as últimas alterações efetuadas pelo estudante.
Como fazer a inscrição se o estudante não possuir computador?
Todas as instituições participantes do ProUni devem oferecer acesso gratuito à internet para os estudantes que desejarem se inscrever. Além disso, o candidato conta com uma Rede de Parceiros, com endereços disponibilizados na página eletrônica do programa e por meio do 0800.616161, como alternativa para facilitar o processo de inscrição.
ProUni: Bolsa Permanência
Mais informações:
Governo Federal investiu R$ 10 milhões nessas bolsas
Redações nota 100
http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=63&Itemid=116
Erros comuns! "Na medida que..." x "À medida que..."
"À medida que os anos passam, as pessoas se tornam mais sábias" = " À proporção que os anos passam, as pessoas se tornam mais sábias".
terça-feira, 29 de maio de 2007
Vestibular da Unicamp e redação do ENEM
Comvest anuncia mudanças para o Vestibular Unicamp 2008
Os candidatos que prestarem o Vestibular Unicamp a partir deste ano vão encontrar provas mais leves. Apesar do número de questões continuar igual, 12 em cada prova, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp vai fixar o número de itens por questão em dois. Antes a quantidade de itens a ser respondida não era fixa e podia chegar a 36, como no caso de Geografia no vestibular passado. Agora, serão 24 itens em todas as provas (primeira e segunda fase).
Além de um número definido, os candidatos passam a saber o valor exato de cada item: dois pontos. Desta maneira, cada questão passa a valer quatro pontos e cada prova passa a valer 48 pontos. De acordo com o coordenador da Comvest, professor Leandro Tessler, a medida tem o objetivo de trazer mais transparência aos candidatos e praticidade às bancas corretoras. “Esperamos mais exatidão na correção já que agora só há três opções de nota possíveis em cada item: zero, um ou dois. Isso reduz a discrepância entre os corretores”, explicou Tessler.
O Vestibular Unicamp é dividido em duas fases. Na primeira, os candidatos respondem a uma Redação e a 12 questões gerais de natureza discursiva. Na segunda fase são oito provas, duas a cada dia, todas com 12 questões discursivas. As provas, que valiam 60 pontos, passam a valer 48, inclusive a Redação. Assim, a primeira fase vale 96 pontos e não mais 120. De acordo com Tessler, a mudança não deverá afetar o desempenho dos candidatos no vestibular. “As provas vão ficar mais leves, não mais fáceis. O grau de dificuldade das questões continua variável. A única mudança é que agora todos os itens valem dois pontos”, disse o coordenador.
Outra Mudança: ENEM
A Comvest anunciou também uma mudança com relação à utilização da nota do Enem na primeira fase do Vestibular Unicamp. A Comvest passa a aceitar a nota obtida no componente de Conhecimentos Gerais do Enem para compôr a nota final da primeira fase apenas dos candidatos que não zeraram na Redação do Enem. Antes, não havia qualquer menção sobre a parte de redação do Enem. A idéia é incentivar os estudantes a fazer a prova completa do Enem, que inlcui a redação. “Como só utilizamos a nota obtida na parte de conhecimentos gerais do Enem, muitos candidatos nem faziam a redação e isso acabava desvirtuando os objetivos do Exame”, explicou Leandro Tessler.
quinta-feira, 24 de maio de 2007
Atenção! Inscrições para o Enem e para o ProUni
Enem
14 de maio a 15 de junho: Inscrições
26 de agosto: Aplicação da prova
2ª quinzena de novembro: Envio do Boletim Individual de Resultados
ProUni
Inscrições até 9 de junho
Site sobre o Enem (a visita é mais do que recomendada, é imprescindível!)
http://www.enem.inep.gov.br
domingo, 20 de maio de 2007
Questões para você resolver...
Questão 6, ENEM 2005
[Em Portugal], você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos — peça para ver os fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola — mas não se assuste, porque calcinhas femininas são cuecas. (Não é uma delícia?)
(Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, no 3, 78.)
O texto destaca a diferença entre o português do Brasil e o de Portugal quanto
(A) ao vocabulário.
(B) à derivação.
(C) à pronúncia.
(D) ao gênero.
(E) à sintaxe.
Questão 9, ENEM 2005
“(....)
Que importa que uns falem mole descansado
Que os cariocas arranhem os erres na garganta
Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais?
Que tem se o quinhentos réis meridional
Vira cinco tostões do Rio pro Norte?
Junto formamos este assombro de misérias e grandezas,
Brasil, nome de vegetal! (....)”
(Mário de Andrade. Poesias completas. 6. ed. São Paulo: Martins Editora, 1980.)
O texto poético ora reproduzido trata das diferenças brasileiras no âmbito
(A) étnico e religioso.
(B) lingüístico e econômico.
(C) racial e folclórico.
(D) histórico e geográfico.
(E) literário e popular.
sexta-feira, 18 de maio de 2007
Erros comuns! "A nível de..."
No entanto, "ao nível de..." (na mesma altura em relação a outra coisa; "ao nível do mar"; "ele quer ascender ao nível de diretor", por exemplo) e "no nível de..." ("no nível do mar", por exemplo), por se referirem a altura, estão corretas. Fica fácil memorizar. Quando se está construindo uma casa, ao erigir uma parede, o pedreiro usa o nível, instrumento que mostra se uma superfície está exatamente na horizontal ou não. Se não estiver, é porque a parede está torta.
Há gramáticos que também admitem a substituição da expressão incorreta "a nível de" por "em nível de". Porém, evite usá-la. Há bastante controvérsia sobre a aceitação desta forma.
domingo, 13 de maio de 2007
Prof. Pasquale
O Prof. Pasquale Cipro Neto levou o ensino da Língua Portuguesa para a mídia. Criador e apresentador do programa "Nossa Língua Portuguesa", no ar na TV Cultura de São Paulo desde 1994, também levou a iniciativa para o rádio. Além do que, escreve semanalmente para vários jornais e revistas em todo o Brasil. Cipro Neto dá excelentes dicas e ensina tópicos importantes de maneira simples e descontraída. Um bom jeito de estudar é conferir o conteúdo preparado pro ele nos sites abaixo. Confira!
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa
http://www2.uol.com.br/linguaportuguesa
terça-feira, 8 de maio de 2007
Para ouvir Paulo Autran
http://www.bandnewsfm.com.br/colunista.asp?ID=15
sábado, 5 de maio de 2007
quarta-feira, 2 de maio de 2007
Um recado do Prof. Roberto
Bem-vindos ao nosso blog! Este espaço é nosso, e irá enriquecer sua preparação para a prova do ENEM através de dicas e informações importantíssimas. A partir de agora, temos um objetivo em comum, a obtenção de sua bolsa de estudos em uma universidade através do PROUNI. Nossa equipe não medirá esforços para levar até você, aluno PREMAESP, o que há de mais avançado em termos de conhecimento e tecnologia de ensino.
Mãos a obra e bons estudos!
Um forte abraço,
Roberto Corazza
DIRETOR PREMAESP