quinta-feira, 31 de maio de 2007

Dúvidas sobre o ENEM

Ligue para:
Fala Brasil - 0800-616161
O serviço é 24h.

Vestibulares que adotam o ENEM

Quer saber quais Instituições de Ensino Superior (Universidades, Faculdades, Centros Universitários, Escolas Superiores etc.) que utilizam o ENEM em seu processo seletivo?

No link abaixo você encontra um mapa do Brasil e pode conferir no seu estado quais são as opções:

Bolsas do ProUni

Entre os incentivos para que você faça o Enem, está a possibilidade de você se candidatar a uma bolsa do ProUni – Programa Universidade para Todos – e, assim, aumentar a sua chance de cursar a faculdade. Isso porque somente participantes do Enem podem se inscrever no Programa – uma vez atendidas as demais exigências.

O ProUni concede bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda, nos cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em 1.424 instituições privadas de educação superior.

Não basta, entretanto, fazer o Enem e tirar qualquer nota. É preciso obter, no mínimo, 45 pontos na média entre as duas partes da prova – objetiva e redação. Quanto maior a nota, maior a chance de escolher o curso e a instituição, pois o ProUni distribui as bolsas de estudo conforme o desempenho.

Critérios para se inscrever no ProUni

Além de fazer o Enem e obter uma boa nota, para se candidatar a uma bolsa do ProUni é preciso que você tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e se encaixe em pelo menos uma das condições abaixo:

- tenha cursado o ensino médio completo em escola pública;
- tenha cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral;
- seja portador de deficiência;
- tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- seja professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Sobre a bolsa de estudos parcial

Caso você receba uma bolsa parcial (50%) e não tenha como arcar com o pagamento dos outros 50%, o Ministério da Educação financia parte dessa mensalidade por meio do Fies (Financiamento estudantil). Dessa forma, o aluno pagará 25% do valor total da mensalidade e, após concluir o curso, pagará os outros 25% que foram financiados.

ProUni: como se inscrever?

Como fazer a inscrição no ProUni?

As inscrições para o processo de seleção do ProUni, referente ao segundo semestre de 2007, são feitas exclusivamente pela internet no período de 23 de maio de 2007 até às 21:00 horas do dia 09 de junho de 2007. Ao efetuar sua inscrição, o candidato escolhe até sete opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar por pessoa e seu perfil sócio-econômico. É importante ressaltar que essas opções poderão ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições do programa. Assim, o candidato poderá efetuar sua inscrição e posteriormente acessar novamente a ficha de inscrição podendo fazer alterações, caso desejar. A ficha de inscrição válida para efeito da pré-seleção é aquela com as últimas alterações efetuadas pelo estudante.

Como fazer a inscrição se o estudante não possuir computador?

Todas as instituições participantes do ProUni devem oferecer acesso gratuito à internet para os estudantes que desejarem se inscrever. Além disso, o candidato conta com uma Rede de Parceiros, com endereços disponibilizados na página eletrônica do programa e por meio do 0800.616161, como alternativa para facilitar o processo de inscrição.

Site do ProUni:

ProUni: Bolsa Permanência

Quem receber bolsa de 100% no ProUni e fizer qualquer curso em período integral com duração igual ou superior a seis semestres, pode concorrer a uma bolsa permanência no valor de R$300,00.

Mais informações:



Governo Federal investiu R$ 10 milhões nessas bolsas

Redações nota 100

Quem quiser reler as quatro redações nota 100 que trabalhamos na última aula, pode encontrá-las no link abaixo:

http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=63&Itemid=116

Erros comuns! "Na medida que..." x "À medida que..."

Cuidado para não confundir as expressões "à medida que" com "na medida em que".
"Na medida em que" é equivalente a "uma vez que, já que, visto que, porque" e, portanto, indica causa. "À medida que", por sua vez, tem o mesmo significado que "à proporção que" e, evidentemente, estabelece uma idéia de proporção.

Alguns exemplos, para ficar mais clara a diferença:

"Na medida em que não seria impossível chegar a tempo, avisou que atrasaria e adiou a reunião" = "Já que não conseguiria chegar a tempo, avisou que atrasaria e adiou a reunião".

"À medida que os anos passam, as pessoas se tornam mais sábias" = " À proporção que os anos passam, as pessoas se tornam mais sábias".

terça-feira, 29 de maio de 2007

Vestibular da Unicamp e redação do ENEM

Comvest anuncia mudanças para o Vestibular Unicamp 2008

Os candidatos que prestarem o Vestibular Unicamp a partir deste ano vão encontrar provas mais leves. Apesar do número de questões continuar igual, 12 em cada prova, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp vai fixar o número de itens por questão em dois. Antes a quantidade de itens a ser respondida não era fixa e podia chegar a 36, como no caso de Geografia no vestibular passado. Agora, serão 24 itens em todas as provas (primeira e segunda fase).

Além de um número definido, os candidatos passam a saber o valor exato de cada item: dois pontos. Desta maneira, cada questão passa a valer quatro pontos e cada prova passa a valer 48 pontos. De acordo com o coordenador da Comvest, professor Leandro Tessler, a medida tem o objetivo de trazer mais transparência aos candidatos e praticidade às bancas corretoras. “Esperamos mais exatidão na correção já que agora só há três opções de nota possíveis em cada item: zero, um ou dois. Isso reduz a discrepância entre os corretores”, explicou Tessler.

O Vestibular Unicamp é dividido em duas fases. Na primeira, os candidatos respondem a uma Redação e a 12 questões gerais de natureza discursiva. Na segunda fase são oito provas, duas a cada dia, todas com 12 questões discursivas. As provas, que valiam 60 pontos, passam a valer 48, inclusive a Redação. Assim, a primeira fase vale 96 pontos e não mais 120. De acordo com Tessler, a mudança não deverá afetar o desempenho dos candidatos no vestibular. “As provas vão ficar mais leves, não mais fáceis. O grau de dificuldade das questões continua variável. A única mudança é que agora todos os itens valem dois pontos”, disse o coordenador.

Outra Mudança: ENEM

A Comvest anunciou também uma mudança com relação à utilização da nota do Enem na primeira fase do Vestibular Unicamp. A Comvest passa a aceitar a nota obtida no componente de Conhecimentos Gerais do Enem para compôr a nota final da primeira fase apenas dos candidatos que não zeraram na Redação do Enem. Antes, não havia qualquer menção sobre a parte de redação do Enem. A idéia é incentivar os estudantes a fazer a prova completa do Enem, que inlcui a redação. “Como só utilizamos a nota obtida na parte de conhecimentos gerais do Enem, muitos candidatos nem faziam a redação e isso acabava desvirtuando os objetivos do Exame”, explicou Leandro Tessler.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Atenção! Inscrições para o Enem e para o ProUni

Calendário

Enem
14 de maio a 15 de junho: Inscrições
26 de agosto: Aplicação da prova
2ª quinzena de novembro: Envio do Boletim Individual de Resultados

ProUni
Inscrições até 9 de junho

Site sobre o Enem (a visita é mais do que recomendada, é imprescindível!)

http://www.enem.inep.gov.br

Antes de se inscrever no ProUni, o candidato deve preencher ou atualizar seus dados no Boletim Individual. As informações do Boletim devem ser as mesmas que foram fornecidas na ficha de inscrição do Enem 2006.

domingo, 20 de maio de 2007

Enquete


A que área do conhecimento pertence o curso que você escolheu ou está propenso a escolher na hora do vestibular?

Biológicas

Exatas

Humanas










Questões para você resolver...

Não deu tempo de resolvermos em aula as duas questões abaixo. Vamos lá?

Questão 6, ENEM 2005

Leia com atenção o texto:

[Em Portugal], você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos — peça para ver os fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola — mas não se assuste, porque calcinhas femininas são cuecas. (Não é uma delícia?)

(Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, no 3, 78.)

O texto destaca a diferença entre o português do Brasil e o de Portugal quanto

(A) ao vocabulário.
(B) à derivação.
(C) à pronúncia.
(D) ao gênero.
(E) à sintaxe.

Questão 9, ENEM 2005

As dimensões continentais do Brasil são objeto de reflexões expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema:

“(....)
Que importa que uns falem mole descansado
Que os cariocas arranhem os erres na garganta
Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais?

Que tem se o quinhentos réis meridional
Vira cinco tostões do Rio pro Norte?
Junto formamos este assombro de misérias e grandezas,
Brasil, nome de vegetal! (....)”

(Mário de Andrade. Poesias completas. 6. ed. São Paulo: Martins Editora, 1980.)

O texto poético ora reproduzido trata das diferenças brasileiras no âmbito

(A) étnico e religioso.
(B) lingüístico e econômico.
(C) racial e folclórico.
(D) histórico e geográfico.
(E) literário e popular.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Erros comuns! "A nível de..."

A expressão "a nível de", de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, está sempre errada. Deve-se substituí-la por "em termos de", "em relação a", "em se tratando de", "quanto a". Outra alternativa, dependendo do caso, é "em âmbito" ou "no âmbito".

No entanto, "ao nível de..." (na mesma altura em relação a outra coisa; "ao nível do mar"; "ele quer ascender ao nível de diretor", por exemplo) e "no nível de..." ("no nível do mar", por exemplo), por se referirem a altura, estão corretas. Fica fácil memorizar. Quando se está construindo uma casa, ao erigir uma parede, o pedreiro usa o nível, instrumento que mostra se uma superfície está exatamente na horizontal ou não. Se não estiver, é porque a parede está torta.

Há gramáticos que também admitem a substituição da expressão incorreta "a nível de" por "em nível de". Porém, evite usá-la. Há bastante controvérsia sobre a aceitação desta forma.

domingo, 13 de maio de 2007

Prof. Pasquale


O Prof. Pasquale Cipro Neto levou o ensino da Língua Portuguesa para a mídia. Criador e apresentador do programa "Nossa Língua Portuguesa", no ar na TV Cultura de São Paulo desde 1994, também levou a iniciativa para o rádio. Além do que, escreve semanalmente para vários jornais e revistas em todo o Brasil. Cipro Neto dá excelentes dicas e ensina tópicos importantes de maneira simples e descontraída. Um bom jeito de estudar é conferir o conteúdo preparado pro ele nos sites abaixo. Confira!


http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa


http://www2.uol.com.br/linguaportuguesa


Veja se há coluna do Prof. Pasquale na sua região:




Saiba mais sobre o mestre:


terça-feira, 8 de maio de 2007

Para ouvir Paulo Autran

Paulo Autran é um dos maiores atores brasileiros. Ele faz leituras de textos de grandes nomes da Literatura todos os dias pela rádio Band News. Recomendo! É, sem dúvida, um dos maiores declamadores que conheço. Se algum dia ele reapresentar o espetáculo "Quadrante", não perca por nada neste mundo! Sua interpretação do conto "Meu tio o Iauaretê" do Guimarães Rosa não é menos que genial.

http://www.bandnewsfm.com.br/colunista.asp?ID=15

sábado, 5 de maio de 2007

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Um recado do Prof. Roberto

Queridos alunos, futuros universitários!

Bem-vindos ao nosso blog! Este espaço é nosso, e irá enriquecer sua preparação para a prova do ENEM através de dicas e informações importantíssimas. A partir de agora, temos um objetivo em comum, a obtenção de sua bolsa de estudos em uma universidade através do PROUNI. Nossa equipe não medirá esforços para levar até você, aluno PREMAESP, o que há de mais avançado em termos de conhecimento e tecnologia de ensino.

Mãos a obra e bons estudos!

Um forte abraço,

Roberto Corazza
DIRETOR PREMAESP