sábado, 30 de agosto de 2008

Lista dos temas prováveis para a redação do ENEM

Queridos e queridas, como estão na véspera do exame? Tenho certeza que bem! Fizemos um excelente trabalho. Confie em você mesmo e arrase amanhã.

É sempre muito complicado tentar acertar qual será o tema da redação do ENEM, mas, como muitos alunos têm me perguntado, vamos brincar um pouco de Mãe Dinah e eleger 10 propostas de redação possíveis. Na verdade, os bons estudantes estão sempre preparados para qualquer proposta. É saber refletir, analisar, propor soluções e colocar no papel que importa. Então, não faz muita diferença. Mas, que é divertido tentar descobrir, isso é! risos

Aí vão meus palpites:

1) Uma proposta ligada ao meio ambiente pode ser a bola da vez. No ano passado, muita gente apostava no Aquecimento Global como grande assunto do ano. Achei improvável, como disse no blog. Seria muito manjado. No entanto, avisei que existiam outras discussões relacionadas ao tema que poderiam cair. Combustíveis renováveis e energias alternativas, por exemplo. Chamei a atenção ano passado e, embora não tenham sido tema da redação, foram objeto de várias questões. O grande assunto que vem sendo debatido ultimamente é o da sustentabilidade, que, como explicamos, vai muito além da área ambiental. Inclusive, uma de nossas propostas de redação foi sobre isso. Quem sabe não cai? Desenvolvimento sustentável é uma expressão da moda. Responsabilidade social é o lado das instituições que tangencia com essa proposta. De parte de nós, brasileiros, este tema poderia vir revestido sob o conceito de cidadania. Outro tema possível é o da soberania da Amazônia. O desenvolvimento do Brasil e o nosso futuro, os desafios e o que fazer para chegar lá seriam desdobramentos, de um ponto de vista mais macro.

2) Violência tem sido um dos assuntos prediletos do ENEM. Acho que foi explorado exaustivamente nas redações. Maioridade penal, o último grande debate na área, é polêmico demais para o ENEM... Talvez, se vier algo nessa área, seja algo mais indireto como a influência da televisão. Ou, melhor ainda... Faz aniversário a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948 pela ONU, que é o outro lado da moeda. Pode vir até a China citada.

3) Um tema ligado à Literatura em ano de tantas comemorações seria muito bem-vindo. A coletânea poderia citar, por exemplo, o centenário de morte de Machado de Assis, o de nascimento de João Guimarães Rosa, o quarto centenário do Pe. Antonio Vieira. Seria um belo tema, tanto sob a perspectiva da Língua Portuguesa, quanto das Letras nacionais. Há os 80 anos de Macunaíma e o caráter do brasileiro!

4) É ano de eleições em todas as prefeituras brasileiras. Tema nacional e de alcance de todos – do jeito que os examinadores gostam. A possibilidade de votar aos 16 anos e a importância de escolher certo podem resultar em algo para a redação deste ano. Seria “a importância do voto”, por exemplo.

5) Tropicália: a antropofagia como traço fundante da cultura nacional, pegando gancho nos 80 anos do Manifesto Antropofágico. Em cultura, o que mais poderia ser? Talvez influências da cultura estrangeira ou projeção da cultura brasileira no mundo, citando a Bossa Nova, em seus 50 anos.

6) Inclusão digital ou influências da tecnologia na sociedade.

7) A fome e sua erradicação ou outro grave problema social, como a distribuição de renda e a geração de emprego. Se focar no jovem, pode ser futuro profissional e a necessidade de uma boa formação. Todos os temas relacionados à inclusão estão em pauta.

8) Inclusão pelo esporte, ou algum tema relacionado à saúde ou portadores de deficiência. Prevenção contra a AIDS é outra discussão velha conhecida dos exames. Alimentação saudável. Um tema derivado, mas interessante, seria a busca pela eterna juventude.

9) A importância da democratização do ensino superior de qualidade ou outro tema de educação, como erradicação do analfabetismo.

10) Um meta-tema. Algo como a escrita e a importância de escrever bem. As dificuldades dos alunos com a redação. Metalinguagem seria uma saída bem sofisticada.

O bom mesmo seria se os examinadores do ENEM fossem bem criativos e nos surpreendessem positivamente. No ano passado, fizeram isso com a questão da diversidade cultural. Agora é esperar para ver.

Boa sorte a todos!

Grande abraço,

Prof. Ricardo Peruchi

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O que anula uma redação?

Falei na última aula. Está também no site do ENEM. Veja alguns deslizes que podem valer nota zero.

Importante: A redação só é corrigida se tiver estrutura de dissertação, mais de quinze linhas, respeitar o tema proposto, estiver legível, não tiver identificação do autor e for escrita a caneta. Se não respeitar qualquer um desses critérios, é contabilizada como nota zero.

Dicas para a redação

A dissertação tem uma estrutura padrão, que é: (1) a introdução ou apresentação, que geralmente ocupa um único parágrafo (não é regra!); depois vem (2) o desenvolvimento do tema ou a argumentação, que pode ser organizado em alguns parágrafos (dois, três, quatro...), depende de quantos você precisa; e, por último, (3) a conclusão, que geralmente também se concentra em um único parágrafo. Não se esqueça do título. Ele deve ser original. Não o confunda com o tema. O título é seu. O tema, na prova do ENEM, já aparece de forma clara.

1. Na apresentação, o tema do qual você irá tratar deve ser explicitado e também o seu ponto de vista sobre ele. A primeira frase precisa capturar o leitor. Evite frases de efeito e o chamado senso comum. Portanto, nada de frases prontas! Há sempre espaço para a originalidade em todo o texto, em qualquer modalidade de texto, e, especialmente, no dissertativo, porque ele trata de idéias. Provérbios e ditos populares - a não ser em uma situação em que algum caia como uma luva e, por isso, seja uma espécie de mote - não são bons argumentos. A dissertação é um texto lógico. Não há lugar para absurdos, lembre-se disso! Seja objetivo.

2. No desenvolvimento, escreva os argumentos que irão reforçar, e, principalmente, comprovar o seu ponto de vista. De preferência, coloque cada idéia em um parágrafo, procure ser claro e objetivo em todos os momentos. Prefira o argumento à metáfora. Se for estabelecer comparações, é preferível que os elementos relacionados pertençam ao mesmo assunto e, é fundamental que a relação que você tecer entre eles seja compreensível e crível. Uma boa dissertação precisa ser acreditada! Procure desenvolver uma linha de raciocínio, como uma espécie de caminho pelo qual você conduz o leitor no percurso de suas idéias. Seja afirmativo!

3. Na conclusão, faça as considerações finais. Você pode também reforçar ou retomar a idéia principal, de uma outra maneira, enfatizando-a e sendo bastante taxativo em relação ao seu ponto de vista, uma vez que ele já foi bem defendido. É um fecho. Você pode, inclusive, usar uma frase forte (contundente) para encerrar.

Bom trabalho!

10 Dicas para uma boa redação

Veja no site do ENEM:

http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=55&Itemid=87

Como fazer redação no Enem - conselhos e modelo

Texto do Prof. Hélio Consolaro, publicado em

O tema proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre traz uma situação como tema, geralmente de caráter social, para que o estudante faça uma análise.

A banca apresenta textos de apoio, gráficos e (ou) figuras para que o estudante tenha subsídios para analisar o problema apresentado.

Nesse modelo, sempre proponho a meus alunos do ensino médio que façam uma dissertação de quatro parágrafos, quantidade ideal para atingir as 25 linhas propostas.

O aluno deve verbalizar no primeiro parágrafo o problema apresentado como tema, com suas próprias palavras. Nele, não se dá opinião, pois não se trata de dissertação argumentativa. A posição ideológica do aluno (não se omita) vai aparecer nos apontamentos da causa e da conseqüência, e principalmente na conclusão.

No segundo parágrafo, o estudante indica uma causa do problema, o porquê daquilo acontecer; no terceiro, uma conseqüência, em razão dele, ocorre tal coisa.

E na conclusão, como sempre, a banca examinadora pede para que o estudante apresente a solução para o problema.

Exemplo bem resumido:

Introdução: Muitos jovens deixam-se dominar pelo vício em diversos tipos de entorpecentes, mal que se alastra cada vez no Brasil.

Tópico frasal do 2.º parágrafo (causa): Algumas pessoas refugiam-se nas drogas na tentativa de esquecer seus problemas.

Tópico frasal do 3.º parágrafo (conseqüência): Tornam-se dependentes dos psicóticos dos quais se utilizam e, na maioria das vezes, transformam-se em pessoas inúteis para si mesmas e para a comunidade.

Conclusão (solução): Fazem-se necessárias políticas públicas fortes de prevenção, com atividades culturais e esportivas para a juventude, ocupando-lhe o tempo, formando o caráter dos adolescentes.

Introdução e conclusão devem ser curtas, pois na primeira apresenta-se o problema; na segunda, a solução, sem delongas. A maior parte das linhas deve ser usada nos parágrafos da causa e da conseqüência.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Prazo de inscrição no PASUSP é prorrogado até o dia 27 de agosto

A Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria Estadual de Educação (SEE) decidiram prorrogar, até o dia 27 de agosto (quarta-feira), a inscrição para o Programa de Avaliação Seriada (PASUSP). A inscrição gratuita de estudantes de 3° ano do Ensino Médio, matriculados em escolas vinculados à SEE, está sendo realizada diretamente nas escolas, mediante a apresentação do CPF do aluno.

A prova será aplicada pela FUVEST no dia 19 de outubro (domingo) e constará de 50 questões objetivas, cada uma com cinco opções de resposta. O estudante terá 4 horas para responder às questões. O conteúdo da prova terá como base os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da SEE. O resultado da avaliação será revertido em bônus adicional de até 3% na pontuação da primeira e da segunda fases do vestibular da FUVEST, a depender do desempenho do estudante na prova.

Mais detalhes sobre o PASUSP podem ser obtidos no site http://www.usp.br/inclusp/pasusp

Oitava proposta de redação

Pesquisa sobre sustentabilidade.

Participantes já podem consultar local de prova do Enem

Leia em:
http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=95&Itemid=1