sábado, 28 de abril de 2007

Livros para baixar grátis!

Bom... já falei da importância de ler, para escrever bem e desenvolver a cuca. Então vai a dica! Livros inteiros para baixar gratuitamente da internet. Tem obras para todos os gostos, muita filosofia, muitos romances. Aproveite! Se quiser uma indicação, recomendo os contos do Machado de Assis. Geniais e rapidinhos de ler.

O endereço é http://www.universia.com.br/entretenimento/paraler.jsp.

Outro site que traz livros na íntegra é a Bibvirt - Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro, um projeto da Escola do Futuro da USP, comandada pelá incrível cabeça do professor Litto. Há os livros falados, para deficientes visuais e para quem preferir escutar as obras para ir criando gosto pela leitura. Para quem gosta de História, há os duas obras de Joaquim Nabuco. Um deleite! Recomendo também os sermões do Padre Vieira, que são sempre uma aula de argumentação. É uma das melhores penas da Língua. Outro que se equipara em grandeza é o português Eça de Queiróz, também disponível. Há muita poesia também. Fernando Pessoa, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Bocage, Gonçalves Dias e o imperdível Gregório de Matos. Duas dicas! Já que falamos em Machado de Assis, leia ou ouça "O Alienista"; e deslumbre-se com a cena da Rita Baiana, "a rainha das mulatas", dançando ao redor da fogueira em "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, também disponível em áudio e texto (leia o fragmento abaixo).

Você encontra as obras em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/literatura.

"Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam em torno da Rita Baiana e espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca."

Conheça também o seguinte projeto do MEC:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

As 5 competências, que são o coração do ENEM

I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.

II. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

As 21 habilidades consideradas no ENEM

Alguns alunos me pediram para detalhar as 21 habilidades, que estão relacionadas com as 5 competências, e são avaliadas no ENEM. Como não teremos tempo para isso durante as aulas, aí vão:

1. Dada a descrição discursiva ou por ilustração de um experimento ou fenômeno, de natureza científica, tecnológica ou social, identificar variáveis relevantes e selecionar os instrumentos necessários para realização ou interpretação do mesmo.
2. Em um gráfico cartesiano de variável socieconômica ou técnico-científica, identificar e analisar valores das variáveis, intervalos de crescimento ou decréscimo e taxas de variação.
3. Dada uma distribuição estatística de variável social, econômica, física, química ou biológica, traduzir e interpretar as informações disponíveis, ou reorganizá-las, objetivando interpolações ou extrapolações.
4. Dada uma situação-problema, apresentada em uma linguagem de determinada área de conhecimento, relacioná-la com sua formulação em outras linguagens ou vice-versa.
5. A partir da leitura de textos literários consagrados e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relações entre eles e seu contexto histórico, social, político ou cultural, inferindo as escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos autores.
6. Com base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificar marcas de variantes lingüísticas de natureza sociocultural, regional, de registro ou de estilo, e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal.
7. Identificar e caraterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de sua geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas.
8. Analisar criticamente, de forma qualitativa ou quantitativa, as implicações ambientais, sociais e econômicas dos processos de utilização dos recursos naturais, materiais ou energéticos.
9. Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para a manutenção da vida, em sua relação com condições socioambientais, sabendo quantificar variações de temperatura e mudanças de fase em processos naturais e de intervenção humana.
10. Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações na atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera, origem e evolução da vida, variações populacionais e modificações no espaço geográfico.
11. Diante da diversidade da vida, analisar, do ponto de vista biológico, físico ou químico, padrões comuns nas estruturas e nos processos que garantem a continuidade e a evolução dos seres vivos.
12. Analisar fatores socioeconômicos e ambientais associados ao desenvolvimento, às condições de vida e saúde de populações humanas, por meio da interpretação de diferentes indicadores.
13. Compreender o caráter sistêmico do planeta e reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida, relacionando condições do meio e intervenção humana.
14. Diante da diversidade de formas geométricas planas e espaciais, presentes na natureza ou imaginadas, caracterizá-las por meio de propriedades, relacionar seus elementos, calcular comprimentos, áreas ou volumes, e utilizar o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade.
15. Reconhecer o caráter aleatório de fenômenos naturais ou não e utilizar em situações-problema processos de contagem, representação de freqüências relativas, construção de espaços amostrais, distribuição e cálculo de probabilidades.
16. Analisar, de forma qualitativa ou quantitativa, situações-problema referentes a perturbações ambientais, identificando fonte, transporte e destino dos poluentes, reconhecendo suas transformações; prever efeitos nos ecossistemas e no sistema produtivo e propor formas de intervenção para reduzir e controlar os efeitos da poluição ambiental.
17. Na obtenção e produção de materiais e de insumos energéticos, identificar etapas, calcular rendimentos, taxas e índices, e analisar implicações sociais, econômicas e ambientais.
18. Valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.
19. Confrontar interpretações diversas de situações ou fatos de natureza histórico-geográfica, técnico-científica, artístico-cultural ou do cotidiano, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados.
20. Comparar processos de formação socioeconômica, relacionando-os com seu contexto histórico e geográfico.
21. Dado um conjunto de informações sobre uma realidade histórico-geográfica, contextualizar e ordenar os eventos registrados, compreendendo a importância dos fatores sociais, econômicos, políticos ou culturais.

As 5 competências na prova objetiva e na redação


Clique para ampliar a tabela.

Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho lingüístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito em prosa do tipo dissertativo-argumentativo em prosa. Por meio deste tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.

Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.

Na competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos lingüísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual, tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersetenciais, interparágrafos).

Na competência V, verifica-se como o participante indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.

Como se relacionam as 5 competências e as 21 habilidades?


Clique para ver a imagem ampliada.
Competências:

I. Dominar linguagens (DL)
II. Compreender fenômenos (CF)
III. Enfrentar situações-problema (SP)
IV. Construir argumentação (CA)
V. Elaborar propostas (EP)

Habilidades: 1 a 21

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Boas vindas

Olá! Bem-vindo ao blog do curso de Língua Portuguesa - Interpretação de Texto, Literatura e Redação, que começa hoje. Aqui você sempre encontrará dicas que o ajudarão a se preparar para o ENEM. Não deixe de visitá-lo! Os temas propostos para a prática de redação também serão incluídos neste site, bem como dicas e conteúdos complementares. Será um prazer este período em que estaremos juntos, até agosto. Espero que você também aproveite bastante e aprenda muito. Conte comigo para o que precisar.

Temas da Redação do ENEM

Clique para ler melhor o conteúdo.

Note a atualidade dos temas propostos, que normalmente são de ordem social, científica, cultural ou política.

Guimarães Rosa


Hoje (28/4) lemos um fragmento de "Manuelzão e Miguilim", escrito por Guimarães Rosa. Para saber um pouco mais sobre o autor, recomendo o link abaixo:

http://www.releituras.com/guimarosa_bio.asp